Quel

Mensagem Subliminar: Cinderela

with 62 comments

É irritante ler a respeito de mensagens subliminares na internet, pois agora qualquer coisa é motivo para alguém sair divulgando que se trata de uma referência ao demônio, apologia ao suicídio, incentivo às crianças para matarem seulucifer-cara-de-mau1s pais, etc. E os filmes da Disney se tornaram o alvo preferido.

Quem digitar Lúcifer e Cinderela no Google ficará surpreso com a quantidade de sites que simplesmente repetem o que algum espertinho resolver falar a respeito da presença maligna de Lúcifer no desenho da Gata Borralheira (1950). É justamente a este texto tão divulgado na internet que pretendo responder:

Mensagens Subliminares em Cinderela:

– Um ratinho é descoberto no porão, e ainda não fala como os outros, amigos de Cinderela, porém quando colocam nele um chapeuzinho e um par de sapatinhos como de duendes, este imediatamente começa a falar.

ratinho

Eu vejo nas roupinhas mais uma humanização dos animais do que uma relação com duendes. Mas se alguém deseja ver duendes por toda parte, eu respeito.

– O nome do gato é lúcifer. Cinderela abre a porta do quarto, a luz entra e bate nos olhos do gato que acabara de acordar, e o chama: ” – Lúcifer, venha aqui”.

Uma invocação do demônio? Ora, mesmo que fosse, seria então preciso destacar que Lúcifer se recusa a ir de encontro à Cinderela e então ela ordena que ele faça a sua vontade. Sendo assim, a mensagem poderia ser a de que podemos nos impor sobre a vontade do Diabo e lhe dar ordens. Mas, sinceramente, eu acho isso tudo uma grande besteira. O nome do gato é Lúcifer, sim, e daí? Não entendo essa relação feita com o próprio Satã. (Quem quiser acompanhar a cena pode encontrá-la neste link do YouTube).

– Logo após esta cena, acontece um diálogo entre a Cinderela e o cachorro (Bruno) que acabara de ter um pesadelo com o gato (Lúcifer). Ela tenta convencê-lo que Lúcifer é bom, e diz: “…Lúcifer tem o seu lado bom…” Isto traz confusão na mente das crianças, pois quando os pais estiverem ensinando a respeito de Satanás, o filho que tem a cena gravada no seu inconsciente, diz a si mesmo: “Ora, mas ele tem o seu lado bom”

Esse comentário é particularmente hilário. Mesmo que o filme estivesse tentando levar as criancinhas a abandonarem suas crenças e se juntarem ao Sr. Walt Disney em uma seita satânica, faltou lembrar que Cinderela, ao tentar mostrar o lado bom de Lúcifer, não consegue enumerar nenhuma qualidade do bichano. Observe a fala de Cinderela (eu fiz a tradução do original, pois não consegui assistir à versão dublada do filme):

Cinderella: [to Bruno, the dog] Dreaming again. Chasing Lucifer? Catch him this time? That’s bad. (Sonhando novamente. Perseguindo Lúcifer? Você o pegou desta vez? Que feio!) [Lucifer snickers]

Cinderella: Suppose they heard you upstairs. You know the orders. So if you don’t want to lose a warm, nice bed, you’d better get rid of those dreams. Know how? Just learn to like cats. (Acho que lhe ouviram lá em cima. Você conhece as ordens. Então, se você não deseja perder uma cama boa e quentinha, é melhor você se livrar desses sonhos. Sabe como? É só aprender a gostar de gatos.)

[Bruno groans]

Cinderella: No, I mean it. Lucifer has his good points, too. For one thing, he… Well, sometimes he… Hmmm. There must be something good about him! [Bruno laughs at Lucifer] (Não, eu falo sério. Lúcifer também tem seu lado bom. Por exemplo, ele… bem, algumas vezes, ele… Hmmm. Tem que haver algo de bom nele!)

Se a Disney pretendia passar a mensagem de que o Diabo é uma criatura boa através do gato Lúcifer, não fez um bom trabalho. Como eu já disse, não acredito que a intenção fosse relacionar o gato com o símbolo cristão para O Mau, mas mesmo se fosse o caso, não vejo uma exaltação do demônio através das personagens do filme.

Em um site também encontrei o seguinte comentário sob o título “O império do mal” (sic) de alguém que assina como “Pastor Josué Urion”.

Já reparou bem no nome do gato desse desenho? “Lúcifer”! Carácules! Isso é a maior conjuração! É uma evocação da entidade Lúcifer, o demônio! Tem uma cena em que a Cinderela chama esse gato. Experimente fechar os olhos durante essa cena. Apenas ouça ela falar: “Lúcifer, venha cá.”. Você teria coragem de falar “Lúcifer, venha cá” em sua própria casa? (bom…com certeza não se estiver sozinho e for meia-noite) Como deixa um desenho animado fazer isso por você?

lucifer-dormindo

Vale destacar que Lúcifer, a princípio, não significa Demônio. É uma palavra latina que, literalmente, significa “o portador da luz”, “aquele que carrega a luz” (Luci-, de luz – em latim, Lux, lucis; e -fer, imperativo do verbo carregar – em latim, ferre ). Lúcifer era o nome dado à Vênus, à Estrela D’Alva, a estrela mais brilhante pela manhã. O que me parece evidente quando, no filme, a primeira vez que vemos o gato é com a luz da manhã batendo em seu rosto.

Acredita-se que a palavra só tenha ganhado o sentido de Demônio por conta de uma passagem bíblica. Observe Isaías (14:12), na Vulgata, tradução da bíblia para o latim:

Quomodo cecidisti de caelo, lucifer, fili aurorae? Deiectus es in terram, qui deiciebas gentes.” (Como caíste do céu, lúcifer, filho da aurora? Foste jogado por terra, tu que derrubavas os povos.)

Essa passagem faz parte de um discurso dirigido ao Rei da Babilônia, provavelmente o tirano Nabonide, prevendo sua queda no poder e a libertação do povo de Israel. Assim, a partir de uma comparação entre o Rei da babilônia e a Estrela D’Alva, passou a se associar o nome Lúcifer (tão inocente no início) com o de um anjo que supostamente teria caído do céu. Não é de se estranhar que nas traduções da bíblia evita-se chamar a estrela de Lúcifer: na minha versão francesa da bíblia lê-se “Astre brillant”; e na portuguesa, “Estrela brilhante” e então segue uma nota dizendo “Daí vem o nome Lúcifer, dado a Satã”.

lucifer-carinhoO fato de o gato ser malvado não ajuda muito minhas teorias… mas eu o vejo mais como um personagem caprichoso e encrenqueiro, como são os gatos no imaginário de muitas crianças; se prestarmos atenção na relação do gato com a Cinderela no início do filme, para mim fica claro que ele quer a atenção dela, o que não ganha. Observe a cena em que ele simula ter sido atacado pelo cachorro, o que faz com que Cinderela conduza Bruno para fora da casa; no momento em que o gato vai receber o leite, é evidente que ele queria um carinho da princesa, mas recebe a bebida secamente.

Ele não é a encarnação do demônio. É só um gato.

Written by Quel

abril 1, 2009 às 2:00 pm

62 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. caraca q bizarro.

    Dr. Destruction Death

    julho 9, 2009 at 2:17 am

  2. Acho que você deveria ler um pouco mais a Bíblia, pedir perdão à Deus e ver o milagres e as maravilhas que Ele faz. Sim, um dia você verá que tudo isso é verdade; nada é por acaso, só tome muito cuidado para que esse dia não seja tarde de mais. Eu não sei até que ponto você leu a Bíblia, mas a Palavra de Deus (ou a Bíblia) nos revela que o diabo (satanás, satã, príncipe das trevas, lúcifer, enfim…), ele queria ser semelhante à Deus, aí por causa disso, Deus fez com que ele caísse na terra, e o fez se tornar príncipe das trevas. Assim, ele com a sua natureza malígna (má), ele veio à terra para somente matar, roubar e destruir. Mas Deus, enviou Seu Filho para nos salvar dos nossos pecados, o maravilhoso Senhor Jesus Cristo. Ele veio para nos dar salvação. Ele nos ligou com O Pai. O diabo veio para nos destruir, nos roubar e nos enganar, mas Deus, pelo seu grande amor e Sua eterna misericórdia, mandou Seu Filho Jesus Cristo, para que morresse na cruz do calvário, sofresse por nós, pagando pelos nossos pecados (pois, Ele nunca pecou), nos dando assim uma chance de vida eterna e feliz, ao lado de Deus, e ressucitou no terceiro dia tirando as chaves do mundo das mãos de satanás. Arrependa-te dos seus erros e volte à Jesus enquanto é tempo, pois Ele em breve voltará, e recolherá aqueles que andam com Ele. E aí haverá o Apocalipse, onde a igreja estará com O Senhor.

    Filha do Pai Altíssimo

    julho 10, 2009 at 6:53 am

    • Você não leu meu post com atenção. Se o tivesse feito, teria notado que em nenhum momento faço apologia ao demônio, apenas apresentei a etimologia da palavra Lúcifer: uma questão mais linguística que religiosa. E sim, eu leio a bíblia, em latim, francês e português.

      Quel

      julho 11, 2009 at 2:41 pm

      • A letra mata, mas o Espírito testifica. De nada adianta ser poliglota, doutor, se não houver espaço em seu coração para permitir o que o Espírito Santo de Deus nos fala. Assim foi com Nicodemus, sendo um dos maiorais da sinagoga e não entendia nada do que Jesus falava.

        Sandro

        dezembro 2, 2012 at 11:57 am

    • quem diria q uns desenhos animados nao seria assim o q a criança pensa ao ver essa imagem digamos oq e isso

      aline

      março 10, 2011 at 2:41 pm

  3. […] um comentário » Há pouco tempo escrevi sobre as supostas mensagens subliminares no filme da Cinderela. Agora decidi compartilhar as mais […]

  4. […] » Já critiquei as supostas mensagens subliminares dos livros do Harry Potter e do filme da Cinderela; e mais uma vez venho compartilhar as bizarras notícias de subliminares, desta vez, no filme A […]

  5. Se é demoníaco ou não ,não gosto que minha filha fique assistindo este desenho.
    Ja tinha percebido a fala da Cinderela com o gato e não gostei.

    Por exemplo o outro desenho da Cinderela é menos pesado,fala menos o nome do gato.
    Cá pra nos,me sinto muito mal ao ouvir Cinderela dizer “Lúcifer vem aqui”

    Dizem que na biblia esta escrito que antes de Lucifer ser expulso do céu ele se chamava “Luz e fé”e dai quando levou o chute no trasseiro,passou a se chamar Lúcifer…Vou ler para confirmar.

    Li

    setembro 18, 2009 at 10:30 pm

    • Que eu saiba, o nome Lúcifer na bíblia nunca se refere ao anjo caído; essa relação entre o nome Lucífer e o tal anjo veio mais tarde.

      Eu fui criada vendo desenhos da disney (que, diga-se de passagem, ensinam não subliminarmente bons valores) e fui uma criança normal e hoje sou uma adolescente comum: educada, feliz, sem desejos de cometer homicídio ou suicídio e sem adorar ao demônio. Eu diria que, se há mensagens subliminares tão ruins quanto dizem, são pouquíssimo eficazes perto dos valores morais que os filmes transmitem às crianças.

      Quel

      setembro 20, 2009 at 1:27 am

    • não, não, não. Enquanto satanas morava no céu, ele se chamava Lucifer, mas quando ele foi expulso ele passou a se chamar diabo ou satanas

      anonimo

      maio 24, 2012 at 7:55 pm

      • Nem Lúcifer nem Diabo são nomes. Lúcifer realmente vem dessa história explicada no blog e Diabo vem de Diabolos, um termo correlato a Satã, seu “nome hebraico”, que significa basicamente “inimigo”.

        Carlos Pena

        dezembro 29, 2013 at 3:32 pm

  6. Olá! Fiz uma matéria sobre a farsa das mensagens subliminares na Disney e linkei essa matéria no meu blog. Caso tenha interesse, o meu é http://moonflux.wordpress.com. Parabéns pelo post e obrigado! 🙂

    Bruno

    dezembro 3, 2009 at 12:25 pm

  7. […] como o Snopes, que como dise anteriormente, é muito bom em desmentir boatos e lendas urbanas. Esse blog publicou um post muito bom sobre o suposto “gato demoníaco” de Cinderella, o Lúcifer. […]

  8. ciderela manda perguntas.

  9. Você se contradiz, Quel.

    Pense comigo… você colocaria o nome do seu filho de FERNANDINHO BEIRA MAR?… ou de HITLER?

    “Hitler, meu filho…vem aqui!”

    Se você gosta da Cinderela, tudo bem. A história original escrita por Charles Perrault em 1697, é uma coisa, também acho até bonitinha, pois é baseada num conto da Gata Borralheira. Mas, dizer que é ‘normal’ a a Cinderela da Disney chamar o gato de LÚCIFER como fez a disney e ainda por cima ter a cara de pau de dizer que é normal é demais…

    Mas é assim mesmo, quando a gente quer defender algo que no fundo também achamos errado, fazemos coisas pra tentar ‘empurar’ guela a baixo de outras pessoas, como por exemplo: fazer um post dedicado a defesa de uma coisa que por si só (sem precisar ser subliminar) já se condena.

    Analise, reflita e aceite quando uma coisa da qual você gosta muito é sim, errada. Isso é digno e até humano.

    Desculpe, mas já que você postou isso na net tenho que responder e assim como você, expor minha opinião.

    Um abraço!

    Talita

    abril 8, 2010 at 1:28 pm

    • É claro que vc tem o direito de expor sua opinião, assim como eu expus a minha no texto. Mas acho que vc não acompanhou minha argumentação. Eu não defendo a escolha do nome para o gato; defendo a idéia de que tal escolha não implica numa mensagem subliminar que leva as criancinhas a adorarem o demônio. Mas gostei da sua crítica, só acho que vc erro feio ao tentar julgar meu caráter com base nesse único post que, como eu disse, vc não entendeu como eu esperava (o que é natural, pois um autor nunca tem controle das interpretações que seus textos suscitam): eu não tenho problemas em apontar erros nas coisas das quais eu gosto, mas, quando se trata de mensagem subliminar nas cenas que eu analisei, não vejo nada de subliminar, maldoso ou errado; vejo apenas um filme infantil que através de uma escolha (o nome do gato) conseguiu virar o alvo preferido dos religiosos fervorosos que acham que suas crianças serão corrompidas.

      Quel

      maio 12, 2010 at 1:11 pm

    • Você tem todo o direito de expor sua opinião, eu jamais diria o contrário.

      Respondendo a sua pergunta: Não, eu não chamaria meu filho de Fernandinho Beira Mar ou de Hitler. Mas é diferente. Esses dois homens são reais, fizeram coisas horríveis, e usar esses nomes em um filho, levando em conta o fato de que eu conheço suas histórias, seria impossível para mim. Então eu jamais faria isso. Mas se eu conhecesse um Hitler Silva, eu não o julgaria nazista sem antes conhecê-lo.

      Mas se vc me perguntasse: vc daria o nome de Lúcifer ao seu filho? Eu diria, não. Mas esse “não” seria por outros motivos: eu não daria esse nome pois não saberia se meu filho saberia lidar com a mente turva das outras pessoas. Eu acho que lido muito bem com o fato das pessoas pensarem mal de mim quando eu sei que elas estão erradas ao meu respeito, mas como garantir que meu filho cresceria sendo assim? Eu detestaria saber que um filho meu sofre bullying na escola porque eu errei na escolha de seu nome. Pelo mesmo motivo eu não chamaria uma filha minha de Ava Gina, como o nome que circula em listas da internet (mesmo que fosse em homenagem à Ava Gardner e à Gina Lollobrigida). Eu sei que Lúcifer, etimologicamente falando, tem um significa lindo; mas como a sociedade cristã discorda, eu não colocaria esse nome no meu filho por saber que ele teria que conviver com essa sociedade.

      Mas veja bem, quando meu irmão nasceu, minha mãe pensava chamá-lo Fernando Henrique Cardoso Sobrenome (vou omitir o nome do meu pai aqui, ok?); na última hora ela mudou de ideia e o chamou de Luís Henrique Sobrenome, deixando de colocar o nome Cardoso (sobrenome dela). Agora imagina só se ela não tivesse mudado de ideia: meu irmão teria o mesmo nome que o ex-presidente, e só por isso ele deveria ser julgado como uma exaltação ao governo FHC? Será que ele teria vivido 8 anos da vida dele sendo atacado por petistas? Prefiro pensar que não, pois um nome deveria ser sinônimo de individualização e não uma forma de julgar uma pessoa em razão de outra só pela coincidência de nomes.

      Um abraço,
      Quel

      Quel

      setembro 4, 2010 at 9:58 pm

      • Li todos comentários e seu post mais vc se contradiz aqui, ele te faz uma pergunta se vc colocaria o nome do seu filho de Hitler!!! Vc responde que não pois conhece a história deles…. em outro comentário vc disse que leu a bíblia em várias línguas…. Mas então vc acha certo esse nome!??? Vc acha q eles podem colocar então vc não conhece a história desse nome pq se conhecesse não colocaria não é mesmo!??? Só te digo uma coisa cuidado tá pq a Disney não é tão boba qnt vc está pensando que seje…… Mais a opinao é de cada um e eu respeito só cuidado pra não se contradizer……

        Ariadny

        maio 6, 2015 at 6:13 pm

    • Cara, eh soh um filme! Se vc está incomodado pelo fato do gato ser chamado Lucifer, eh Pq sua mente imagina maldade! Eu tbm cresci vendo filmes da Disney e minha adolescência está sendo normal, nunca tentei me suicidar, me cortar ou qualquer coisa do tipo! A Disney passa ótimas mensagens, mas a sociedade sempre tem que criticar alguma coisa, sempre tem que achar defeitos nas coisas, e se não acham defeitos inventam! Sei que essa eh a sua opinião, e eu respeito, assim como creio que vão respeitar a minha, mas, sinceramente, a sociedade tem q parar d ser injusta e idiota, pois enquanto reclamam, as pessoas dão duro pra fazer histórias e filmes pra diversão das pessoas!

      Martina

      outubro 14, 2013 at 8:50 pm

  10. Belas observações, texto muito bom…o desenho da Cinderela é um clássico, é lindo e não faz qualquer apologia ao mal. Lúcifer sim, em todo o desenho aparece fazendo maldades e sempre se dando muito mal, inclusive no final quando cai do alto da torre do castelo ao fugir do cachorro Bruno.

    Esta frase também está no filme:

    “Oh Lúcifer, gato malvado. Você terá que aprender a não ser mal”. Diz a Cinderela correndo atras do gato com a vassoura na mão. Cadê a mensagem subliminar ???

    Ana

    julho 11, 2010 at 8:09 pm

  11. vcs são muuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiitttttttoooooooo retardados,isso é só um filme,o ruim esta na cabeça de vcs

    Anderson

    setembro 20, 2010 at 7:47 pm

    • ???
      Eu nem sei pq aprovo comentários assim: mas aí está sua opinião, seja lá o que vc quis dizer.

      Quel

      setembro 20, 2010 at 7:53 pm

  12. Começo por dizer que sou meio cético, no tocante, o que se fala por aí em toda rede sobre mensagens subliminares. Mesmo sendo protestante creio que algumas vezes “algumas” pessoas exageram e tentam encontra mensagens ocultas por todo canto. Mas, resisto em manter-me cético quando se trata da cinderela pelo simples fato que qualquer nome poderia ser dado ao gato. Por que lenvantar esse tipo de polêmica? Foi esse o objetivo de um filme infantil? Acho que esse gênero deve tratar apenas de despertar a imaginação da criança. Para resumir o assunto, ou a Disney tratou de levantar polêmica, ou foi realmente uma mensagem, na verdade clara e evidente sobre especifica tendência a apresentar o diabo como um ser, PELO MENOS DIGNO DE PENA.
    Por favor! Publique meu post.

    (Entendi perfeitamente que seu post, Quel, tem a ver com a etimologia da palavra Lucifer, mas parece que esse assunto não deve se resumir a isso)

    Obrigado!

    Junior

    outubro 24, 2010 at 8:28 pm

  13. Engraçado, não tiveram resposta para minha simples pergunta. Isso prova que se fala muito, mas pouco se compreende e se interpreta com exatidão. Não devemos falar do que não temos dominio ou ciência, enquanto na condição de espectadores iremos apenas comentar e dar opinão, mas não torna nossos argumentos em verdade absoluta.

    mmjunior

    novembro 5, 2010 at 3:27 am

    • 1. Como assim “não tiveram uma resposta” para sua simples pergunta? Que pergunta? Para mim, as duas interrogativas do seu comentário anterior eram retóricas; não imaginei que vc estava mesmo a espera de respostas. Mas tanto respeito sua opinião que publiquei seu comentário.
      2. Se vc lesse outros textos desse blog, perceberia que não o tenho atualizado com frequência, por isso às vezes demoro para aprovar comentários ou respondê-los.
      3. Esse é um blog de opinião. Em momento algum eu disse que era a dona da verdade e/ou que estava fazendo revelações inquestionáveis sobre qualquer assunto; aqui expresso minhas opiniões baseando-me no que eu acredito, mas não estou querendo impor minhas ideias (se fosse esse o caso, nem metade dos comentários desse blog estariam aqui aprovados).
      4. Eu realmente acho que Lúcifer é só um nome. Se vc procurar pelo verbete em qualquer respeitado dicionário da língua portuguesa, verá que “demônio” é só uma das acepções possíveis. E vc está se esquecendo que o filme foi feito em 1950, o roteiro é até anterior, e que ele foi criado por falantes de língua inglesa, para quem “lucifer” também é um tipo de palito de fósforo. Enfim, mesmo se fosse correto simplificar uma palavra a um só sentido, quando até o contexto é capaz de alterar o sentido de qualquer nome, Lúcifer, sendo ou não um dos muitos nomes do demônio cristão, continua sendo só um nome.
      5. Deixei de responder a alguma pergunta? Quer fazer outras perguntas? Fique à vontade.

      Quel

      novembro 5, 2010 at 1:43 pm

      • OLHA! JESUS DISSE:ERRAIS POR NAO CONHECEREM AS ESCRITURAS.ACHO QUE VC LÊ A BIBLIA,
        MAS NAO A CONHEÇE,E NAO GUARDA SUAS PALAVRAS NO CORAÇAO QUE É O QUE IMPORTA MAIS
        PARA DEUS.
        PARA TODAS AS RESPOSTAS VC ACHA UMA FORMA DE DEFENDER ESSE MALDITO(LUCIFER)QUE PEDE
        POR SUA ALMA TODOS OS DIAS,E JESUS DIZ:NAO (TENHO UMA OBRA A SE CUMPRIR NA VIDA,
        DELA, É MINHA ESCOLHIDA)
        SÓ PRA TIRAR UMA DUVIDA COM VC? VC É ESPIRITA? SE SIM ESTÁ EXPLICADO POR QUE VC ACHA
        LUCIFER APENAS UM NOME.
        FAÇA UM TESTE ENTAO? QUANDO FOR A NOITE SE VC ACHA QUE É APENAS UM NOME,CHAME POR ELE?SE TIVER CORAGEM.

        Débora

        dezembro 28, 2011 at 7:36 pm

      • Quel não se preocupe com o que esses ignorantes falam, pois no minimo são pessoas desocupadas e facilmente manipuladas para acreditar em boatos, sim! Simplesmente boatos!…. Muitas dessas pessoas nem ao menos estudaram sobre o assunto para formar uma opinião plausível sobre!…. Os BOATOS que o gato é satanas, ou que o filme “A pequena Sereia” tem mensagens de sexo, o filme “O rei leão” tem mensagens homossexuais e a palavra SEX formada pela poeira, que “A branca de neve” tem um culto ao demonio, que “A bela e a fera” fala que ser ruim é bom, que Aladdin fala que boas crianças tiram suas roupas, entre MUITOS OUTROS BOATOS…. São apenas a prova que a sociedade ignorante na qual infelizmente vivemos está cada vez mais desocupada!….. O jeito é rir desses pobre infelizes que acreditam nessas bobagens e proíbem que seus filhos assistam Disney por isso, e manda-los pesquisar um pouquinho mais!…. Um beijo…. E amei a postagem!

        Virgínia

        agosto 24, 2013 at 2:42 pm

  14. Deixem de perder tempo com bobagem. Subliminar é o que os políticos e governantes fazem com o povo. Ninguém fica surpreso como as pessoas são manipuladas por esses caras?
    Por outro lado, acredito que se a mente estiver aberta a acreditar em tais mensagens…se você for influenciável……é como uma hipnose, mas nao feita pelos filmes Disney ou seja la o que for, mas pelos caras que levantam esse tipo de questao.

    Marcus

    outubro 18, 2011 at 2:54 pm

  15. mais quem disse que gato é bom ? eles são traiçoeiros !minha opinião e nada mais só acho que o 4º comentário que vc achou em um site faz sentido tipo se agente assistir o filme da cinderela e ela dizer bem nesta parte “Lícifer venha cá” parece que estamos chamando o propio satã !

    me desculpe mais é a minha opinião vc impoz a sua e eu tenho o direito de impor a minha

    fique com Deus !

    aninha !!!

    novembro 30, 2011 at 10:01 pm

  16. Acho que tem uma parte que o Cinderela chama o gato pelo vocativo: Vossa Majestade. Um pouco perturbador. Só acredito nessas mensagens como dita por você relativamente ineficazes porque vi no YouTube videos parte 1 e 2 de mensagens subliminares da disney e algumas coisas me pareceram coincidência demais. Por exemplo: o gesto “satânico” com as mãos.

    Luiz Felipe

    dezembro 31, 2011 at 3:54 am

    • O gesto satanico com as mãos?…. Hehehhe faz-me rir!…. Esse gesto não é nada mais que idiotice, pois na época em que “A branca de neve” foi criada nem existia esse tipo de sinal!…. No que mais você acredita?…. Se você fosse um pouco menos ignorante e facilmente manipulado teria pesquisado e saberia que TUDO ISSO É MENTIRA!… A unica coisa realmente exposta em um dos filmes da Disney é a imagem de uma mulher nua no filme “Bernardo e Bianca”, o que de fato ocorreu, e os produtores da empresa pediram desculpas e retiraram essa versão de linha!…. Você realmente acredita que o padre da pequena sereia teve uma ereção?…. Na verdade era o joelho dele, o que pode ser provado nas cenas seguintes! Ou que no filme “O rei leão” aparece SEX na poeira levantada por Simba, que na verdade era uma assinatura da equipe de som, e na verdade era SFX, que em inglês significa efeitos sonoros!…. Se tiver mais alguma duvida ou crença absurda é só responder esse meu comentário que com certeza te explicarei! Ok?…..

      Virgínia

      agosto 24, 2013 at 2:54 pm

  17. […] como o Snopes, que como disse anteriormente, é muito bom em desmentir boatos e lendas urbanas. Esse blog publicou um post muito bom sobre o suposto “gato demoníaco” de Cinderella, o Lúcifer. Para […]

  18. nossa, acho desnecessaria esta discursao, se esta e sua opiniao, tudo bem, mais nao tente persuadir as pessoas a desacreditar no obvio, ja vi relatos de pessoas que trabalhavam la e falaram que sentiam todos os dias uma angustia inesplicavel, e vontade de se matar. e quando sairam de la aquela maldita vontade de se matar, passou, vc ou e cego ou louco, fala serio!quem nao sabe que a disnei e satanica? mais os filmes guri, sao danados de bom, e o q importa.

    sulamita

    março 29, 2012 at 12:01 am

  19. ai meu deus viu… vcs sabem o que é mensagem subliminar? é uma mensagem q não é captada pelo o olho humano e fica armazenado no subconsciente, por isso q é subliminar (sub – limiar. até onde chega o consciente) (algo do tipo). 1º- eu não acho q isso seja subliminar. 2º pra mim, desenhos da disney num tem nd a ver com coisas do demo. É muita viagem desse povo. A unica coisa que aconteceu e q até a disney afirmou, foi um poster de uma mulher nua no filme Bernardo e Bianca(que apareceu por um milesimode segundo). o resto ou é montagem, ou é o simples fato de lembra alguma coisa. Pra mim, a disney num tem nd a ver com essas coisas, mas, sinceramente, eu gosto de ver isso pq acho engraçado até q ponto eles chegam…
    outra coisa q eu vi foi a palavra SEX no filme rei leao, q na vdd é a sigla SFX q cuida da musica e efeito sonoro (algo do tipo)

    abraço ;D

    A.

    maio 22, 2012 at 9:29 pm

    • opa, eskeci um negocio

      acho engraçado até q ponto da imaginação dos religiosos e odiadores da disney chegam… Eu sou catolica e não vejo nada satanico na disney.

      A.

      maio 22, 2012 at 9:36 pm

  20. nao tive paciencia de ler tudo mais quem nun gosta do desenho nun assiste ué

    geanne dantas

    julho 8, 2012 at 10:23 pm

  21. Olha!!! A ou Ana, vai ler a Biblia sua incredula! Eu leio a Biblia a muito tempo. Aceitei a Jesus, tenho apenas 11 anos e ja sei que os filmes da Disney sao todos demoniacos! Vai criar vergonha nessa tua cara, sua catolica burra cega. Voce devia dizer que nao quer ir para o inferno deixar de ir a igreja catolica! Isso sim! Eu sou protestante e se quiser me criticar vai em frente, mas nao tenho medo de dizer que SOU PROTESTANTE!!!

    Ana Kelly Regina

    agosto 5, 2012 at 2:12 pm

    • Uma pergunta, o que você de satanico nos filmes da Disney?
      Sempre terá pessoas que verão coisas onde não tem. São pessoa malíciosas que vêem mulheres nuas e sexos masculinos onde não tem.
      Acordem por favor, vocês não vão deixar seus fihos assistirem contos de fadas porque formou uma forma “estranha” ou tem vçalguma referência supostamente satanica ??

      Paloma Lima

      outubro 14, 2012 at 4:30 am

  22. Um ótimo post. Coeso, bem escrito, bem fundamentado. Também me assusta um pouco a incrível credulidade das pessoas sobre tudo o que vai contra suas crenças pessoais. Parece que por medo de enconcontrarem verdades que abalem as estruturas do que foram ensinadas a acreditar, preferem assumir que todo argumento contrário é errado. Quanto à Cincerela, nunca gostei do filme, mas não o vejo como apologia a nada. É uma história antiga, contada ao estilo Wall Disney, e na qual escolheram um péssimo nome para um dos personagens. Péssimo porque é óbvio que abriria margem para acusações deste tipo. Uma empresa tão eficiente desagradar por causa de um simples nome grande parte de seu público é burrice.
    Ps.: Apenas para constar, até hoje ninguém conseguiu provar que mensagens subliminares influenciam as pessoas. É, mais provavelmente, um mito moderno; e acredito que pais preocupados que a educação que passam para seus filhos será destruída por uma meia dúzia de diálogos em um filme são certamente péssimos educadores.

    Gustavo

    outubro 17, 2012 at 4:20 pm

  23. Graças as Deus hj descobri as msgm subliminares no Dragonball Z…É como se tiraçe um peso da minha menti do meu corpo…

    junio

    outubro 26, 2012 at 1:49 pm

    • bom,a terra já esta quase dominada então o que devemos fazer é horar

      NATHALIA

      novembro 15, 2012 at 11:10 am

  24. Eu tmbm ñ acreditava…quanto dvd comprava eu queria.aff

    junio

    outubro 26, 2012 at 1:57 pm

  25. o pro é a musica da fada..
    .Origins

    Actually, “Bibbidi-bobbidi-boo” goes back at least to the story “Bubnoff and the Devil” by Ivan Turgenev (1818-1883), In this story, the devil’s daughter is named Bibbidibobbidibu.[citation needed] This story, as adapted by Marvin Kaye, can be found in Masterpieces of Terror and the Supernatural, Doubleday, 1985

    Lara

    fevereiro 26, 2013 at 2:22 pm

  26. Quel, sou evangélico e concordo com você, a pior coisa que tem é o fanatismo não vejo nada de mais no nome do gato ser lúcifer, desde que ele seja mau como é no filme.
    A palavra lúcifer quer dizer anjo de luz, mas depois que ele foi expulso do céu ele passou a ser chamado satanás, diabo, belsebu.
    Então a única coisa que não concordo é acharem que o nome é bonito por causa do significado, esse nome é miserável, disgraçado e infleliz por causa da existência desse disgraçado é que o mundo tem tantas destruições.
    A mensagem que eu vejo que o filme transmite não é a de adoração ao demônio, pelo contrário como eu disse acima o gato é mau ninguém gosta do gato e o gato não pertence a cinderela e sim a vilã madastra, então vejo uma mensagem que faz com que quem assiste ao filme não goste do gato e supostamente do nome que ele tem.
    Se o gato fosse adorável ou engraçado fazendo com que as pessoas gostassem dele, aí sim eu veria como uma mensagem subliminar de adoração ao demônio, mas não é isso que ocorre.
    Assisto a disney desde de pequeno eu gosto muito de suas séries, filmes e desenhos e garanto ao fanáticos que Deus não me mandará para o inferno por causa disso.
    Tudo o que Deus quer é que sejamos praticantes de sua palavra e não um bando de religiosos fanáticos, que ficam perdendo tempo falando bobagens de disney, de globo, de chaves e principalmente se guiando pelos iluminattis, A guia ou o manual do cristão é a bíblia e não entidades religiosas e principalmente um grupo de bestas e malucos dos iluminatis.
    Acorde cristão vamos ler a bíblia e para de querer estragar a infância das pessoas, dizendo coisas que não tem nada a ver.
    Em nenhum momento eu vi a Quel defender o diabo como foi dito em alguns comentários, e gostei da parte que ela comenta que cinderela não consegue dar qualidades a lúcifer.
    Vejo mais uma vez como uma mensagem boa que mostra que lúcifer não tem nada de bom.
    Parabéns Quel pela sua inteligência de ter conceito firmado e não se deixar como esse povo faz se guiar pelos outros.
    E para finalizar permitam dizer que há muitas mensagens subliminares que tem na internet falsificadas que algum desocupado alterou, quem quiser coloquem aí no google ou no youtube FARSA MENSAGENS SUBLIMINARES DISNEY, que Deus abençõe a todos.

    Rodrigo Braga Costa

    março 20, 2013 at 7:07 pm

    • Certamente o seu comentário foi o mais lúcido que meus textos já receberam. Muito obrigada!

      Quel

      março 20, 2013 at 10:27 pm

      • Quel eu é que agradeço pela atenção ao meu comentário e mais uma vez lhe dou os parabéns, infelizmente muitos se deixam levar pelo fanatismo e é por isso que nós, que somos evangélicos somos tão criticados, poís ao invés das pessoas procurarem a fazer simplesmente o que a biblía manda, ficam inventando bobagens e até mesmo quem usa de sabedoria e não se mete em fanatismo, acaba sendo criticado poís a maioria das pessoas (não é o seu caso) acabam generalizando, dizendo todo evangélico é fanático, todo evangélico é maluco e etc. Tudo por causa desses fanáticos que não usam de sabedoria.
        Continue assim Quel, dismascarando as falsas e loucas mensagens subliminares da disney, e se alguém ficar te acusando como foi feito em alguns comentários não ligue, pode ter certeza de uma coisa de cristão, de biblía e de amor essas pessoas não tem nada não sabem de nada, são simplesmente uns fanáticos, loucos e bestas que faço questão de repetir que não usam de sabedoria, Deus te abençõe.

        Rodrigo Braga Costa

        abril 12, 2013 at 7:23 pm

  27. É muito simples. Se assistimos um filme sobre Jesus Cristo, lá está o diabo atentando nosso herói. Lemos a blíblia e lá está ele de novo, mas tudo bem. Mas se uma empresa que não tem ligação com a igreja o faz, jogamos pedra? Por que? Ora, o gato do desenho é o animal de estimação da madrasta má. Como disse a Quel, Cinderela tenta enumerar qualidades ao bichano, mas não encontra. Assisti ao filme recentemente e o que vi foi o gato malvado, a madrasta má e suas filhas tentando se dar bem, enganando e passando por cima dos outros sem sucesso. Em outro momento, já perto do final do filme, Lúcifer cai do alto de uma torre da mansão, assim como o anjo que, metaforicamente caiu do céu. Em resumo, eu entendo que Cinderela é tão cristã quanto A Paixão de Cristo. Ela é boa, sofre a tentação de odiar os que a humilham, mas não o faz. Encontra a luz e vai viver feliz para sempre.

    César

    abril 15, 2013 at 7:18 am

    • Vocês queriam que o gato da Madrasta má se chamasse Bolota, Jesus, Cinzento?!

      César

      abril 15, 2013 at 7:22 am

  28. cara quanta mentira. vc nao passa é uma satanista disfarçada querendo camuflar o mal

    maio 5, 2013 at 5:46 am

  29. Meu Deus, quanta gente Fanática!!! O fanatismo MATA, haja vista a quantidade de pessoas se matando no oriente. Li em um comentário que gato é do mal, traiçoeiro…nossa quanto preconceito. Tenho tres gatos maravilhosos. Também não acredito que haja mensagens subliminar. O gato do desenho é um personagem que faz maldades e talvez por isso tenham lhe batizado com este nome, e daí? E Cinderela, totalmente do bem, acredita que todo ser, por pior que seja, tenha algo de bom, o que tem de mais nisso?
    Concordo com a autora, as pessoas ficam procurando coisas onde não existem. Se praticassem os mandamentos corretamente e soubessem que fora da caridade não há salvação, ao invéz de ficarem criticando os outros, deveriam ocupar mais o tempo em ajudar o próximo!

    Ana Lúcia

    maio 20, 2013 at 6:52 pm

  30. O problema está na musica que a fada canta, é so pesquisar no wikipedia a origem daquelas palavras que ela fala.

    lara

    outubro 14, 2013 at 5:20 pm

  31. Oiee.. adorei!! Estou fazendo em meu blog uma lista de mensagens sublimianres falsas que jogam apra cima da Disney e encontrei seu site!! Muito bom, parabéns pelo artigo, e nao ligue para o que falaram mal, eu tbm naoa credito em nenhuma dessas bobagens, nao vejo Lucifer como encarnaçao do diabo e tbm nao acho que Cinderela o envoque, é tudo invençao da igreja para controlar seus adeptos.. Afinal qual maneira mais eficiente de se tirar um religioso de perto de algo? Diga a ele que é do demonio!! Beijos

    Ariane

    outubro 22, 2013 at 3:24 pm

  32. vc e burro pra caralho kara eu so vi merda no seu post ñ tem nada a ver com encarnação do demonio por ser um desenho se colocou o nome do gato como lucifer e pq a disney queria e causar polemica e da pra perceber q o gato e mau e vc acha q as pessoas q fizer esse filme tirou essa referencia da palavra em latim vc q e um troxa seu *****
    so pra ti falar uma coisa eu ñ sou religioso flw

    anonimus

    dezembro 28, 2013 at 12:50 pm

  33. Na minha opinião se a igreja não tivesse se esforçado para mudar seu jeito bem peculiar da idade media já seria uma religião extinta há muito tempo. Sou católico mas lembro muito muito bem de como a igreja conseguia seus fieis e suas posses. Eliminando quem se opunha a ela e falando que tudo que não fosse ligado a ela era satânico(Lembrem da santa inquisição). Não pensem que estou condenando TODA a igreja pois não e nada disso so estou dizendo que alguns radicais ou pessoas que so entraram na igreja para garantir suas vidas(como a grande maioria da idade media) hoje em dia resolveu atacar os desenhos ou por não terem o que fazer ou por estarem desesperados para ganhar notoriedade e dinheiro. não liga pra eles Quel pois seu post foi otimo

    mason

    dezembro 28, 2013 at 9:50 pm

  34. Querida amiga Quel.
    Walter Disney foi um satanista, e isso é fato.
    Um dos princípios do satanismo é defender a ideia de que Lucifer é bom, o que contradiz a bíblia.
    E é isso que a Cinderela ensina.
    Nós cristãos repudiamos tudo aquilo que se opõe a Jesus Cristo, e não Permitimos que o satanismo seja apregoado em nossos lares.
    Acho que você deveria repensar seu post.

    Edson Andrade

    dezembro 30, 2013 at 7:53 pm

  35. quQuel, adorei!
    Em meu particular, Walt Disney foi o homem que abriu o mundo da fantasia, e sua empresa sempre sera a melhor. Sendo satanico ou nao, nao significa q os q com ele trabalham também o sao. Uma animaçao se faz com Muitas pessoas diferentes
    A Disney passa boas mensagens e o resto é resto.

    Matheus

    janeiro 18, 2014 at 9:34 pm

  36. quQuel, adorei!
    Em meu particular,Walt Disney foi o homem que abriu o mundo da fantasia, e sua empresa sempre sera a melhor. Sendo satanico ou nao, nao significa q os q com ele trabalham também o sao. Uma animaçao se faz com Muitas pessoas diferentes
    A Disney passa boas mensagens e o resto é resto.

    Matheus

    janeiro 18, 2014 at 9:35 pm

  37. Quel alguns pontos. 1. Li td o post e alguns comentarios e, na minha opinião, vc é uma menina inteligente e educada q aceita outras opiniões. Parabens por isso, nao se encontra mais pessoas assim. 2. Sou evangélica e concordo com vc quando diz q Lucifer é só um nome como qualquer outro, como vc mesma disse pode até significar palito de fósforo, infelizmente nao pensaram na polemica q isso poderia gerar ao nao traduzir, tbm, este nome. 3. Se a intenção dos produtores era fazer realmente uma imagem d demonio, diabo ou seja la o q for, bonzinho a mesma foi frustrada quando Cinderela nao encontra adjetivos positivos para descreve-lo. 4. Cresci assistindo Disney, tenho 20 anos e assisto Disney até hoje e particualarmente sou muito mais “normal” do q muita gente que conheço e era proibido de assistir o mesmo. Enfim a maldade não esta no desenho e/ou no nome, a malda/e esta na cabeça de cada um. Meus parabens pelo post e por sua educação. Abraços!

    Agatha

    junho 14, 2014 at 9:09 am

  38. Eu só não compreendo porque de centenas de nomes disponíveis até nomes que combinam mais com gatos a Disney escolheu logo Lúcifer isso que não me desce… Conpteendi perfeitamente o post tudo mesmo só que mesmo com essa explicação eu não entendo o porque da escolha desse nome e a Disney sendo a Disney não poderia já esperar essa polêmica…. Eles erraram e feio na escolha do nome….

    Yran

    outubro 9, 2014 at 11:40 am

  39. Assim como o Cruel, gato do Gargamel do filme Os Smurfs, o gato da Madrastra do filme Cinderela não poderia ser diferente, os dois refletem a crueldade dos seus donos.

    Apologia é usar títulos nobres (pastor, apóstolos, bispos..) para lubridiar seus fiéis em nome de Cristo.

    Fanaticos, assistam PRESSAGIO com Nicolas Cage, o filme mostra bem claro que o pastor e toda sua família não foram salvos no dia do apocalipse, isso mostra muito claro o nível de ignorância da igreja.

    Recomendação da Bíblica…”Examine tudo e retenha o que é bom.”

    Parabéns Quel pelo blog.

    Lia

    dezembro 5, 2014 at 11:32 am

  40. Quel, meus parabéns pela sua escrita primeiramente, e como é triste ver o quão o ser humano se aliena por religião ou crença.
    O povo não sabe entender explicações, apenas eles estão certos e seguem apenas o que um homem lhes diz pra fazer, não estudam ou se aprofundam em algo por si só.
    Ler esse povo que ver maldade em tudo chega ser monótono.
    Bem, a mente humana ver o que quer ver, e a maldade está na cabeça de cada um, se vêem tanta maldade assim, é pq se identificam com isso. Os “santos” de plantão que ficam julgando, são os que mais fodem com a vida dos outros, falsos moralistas!

    Tania Alves

    maio 24, 2015 at 4:56 pm


Deixar mensagem para Ana Cancelar resposta