Quel

Mensagem Subliminar III: A Pequena Sereia

with 7 comments

pequena sereia capaJá critiquei as supostas mensagens subliminares dos livros do Harry Potter e do filme da Cinderela; e mais uma vez venho compartilhar as bizarras notícias de subliminares, desta vez, no filme A Pequena Sereia (1989):

A primeira mensagem subliminar apontada em tudo quanto é site sobre o assunto é a suposta imagem de um pênis que aparece no palácio de Tritão. Antes de julgarmos se a figura é capaz de incitar o desejo sexual em alguém, é preciso nos perguntar se no nosso dia-a-dia não nos deparamos com outras imagens semelhantemente penisesfálicas. Não foi preciso buscar muito no Google para encontrar imagens assim em legumes e árvores. Então será que podemos mesmo julgar que o desenhista do palácio quis que uma coluna nos remetesse a um órgão sexual?

Aproveito para lembrar que, na Roma Antiga, crianças costumavam pendurar no pescoço pingentes em forma de pênis: era uma forma de atrair boa sorte e reverenciar o deus Priapo. Também as figas, cujo uso ainda perdura, são referências ao deus fálico, portador de um avantajado membro. Será que os mesmos puritanos que condenam o filme da Disney não possuem em casa uma “inocente” figa, símbolo da pepriaponetração sexual? E que medo é esse de imagens que nos remetem ao sexo? Elas não nos tornam mais devassos. A malícia está na cabeça das pessoas. Na Roma antiga, os jardins eram decorados com imensas estátuas de pênis e as pessoas ostentavam na sala de suas casas imagens de um Priapo nu. Tudo muito normal. Ninguém se ofendia. E então veio a Igreja proibir, condenar, reprimir.

Na capa também surgem comentários a respeito da posição do príncipe ao lado de Ariel. Uma pergunta que algum caça-sublimar propôs e que foi repetida em todos os sites do gênero é: onde está a mão dele? Oras! Qualquer pessoa com bom senso, levando em conta as proporções anatômicas humanas, perceberá que a mão dele não está em nenhuma posição suspeita. De qualquer forma, a Disney, provavelmente para evitar maiores comentários, desenhou a mão dele em cima da pedra na capa para a nova versão do filme.

padre eretoMas não é só no palácio de Tritão que os puritanos fazem questão de ver um pênis. Dizem que o padre que celebra o malfadado casamento está excitado: quanta imaginação! Pois se aquela dobrinha na roupa do padre é um sinal de excitação, o membro dele é um tanto desproporcional em relação ao resto do corpo. E a dobrinha surge logo após um movimento que ele faz com os braços, sugerindo um simples movimento da batina e não uma ereção (veja aqui). De qualquer forma, na versão em DVD, a dobrinha na roupa do padre não aparece mais, e só sabemos que ela estava lá por conta dos mil sites que exibem a imagem da versão antiga do desenho.

sereia nao sexyUma ONG criada para denunciar mensagens subliminares viu sensualidade demais no corpo de Ariel. É curioso observar que, embora o site se refira claramente à princesa da Disney, a imagem exibida é a de uma versão genérica para a história da pequena sereia. Mas o caso é que a princesa tem curvas, é magra: típico padrão de beleza difundido pela sociedade e que, sereia sexynão se pode esquecer, faz parte do imaginário popular em relação às sereias; mas não vejo nada de exageradamente sensual em sua imagem. Que o pessoal do site não veja as versões mais picantes para a princesa que andam aparecendo na internet!

Enfim, acredito que subliminares existem e que é interessante sua divulgação na internet; mas falta muito bom senso. Antes de se colocar fogo em todas as animações da Disney, acho importante prestar mais atenção e se perguntar sempre se, de fato, é no filme que a malícia está.

About these ads

Written by Quel

setembro 16, 2009 às 1:08 am

7 Respostas

Assinar os comentários com RSS.

  1. Você precisa acordar para a realidade pois acha tudo isso normal demais.então vou sair na rua pelada pois não tem nada de mais!!!E onde foi parar a moral????Voce não acha mera coincidência os filmes da Disney esbanjando sensualidade nas personagens??acha certo promover o órgão sexual masculino como se fosse um objeto???Detestei seu blog.Anti ético.

    lili

    agosto 31, 2011 at 4:59 pm

  2. isso nunca foi e nunca sera normal, a igreja condena porque muitas imagem, musicas, filmes etc. influenciam a criança, não e por acaso que você encontra homossexualismo, lesbianismo, prostituição, pedofilia e tantos outros males, e vem dizer que e tudo normal, por isso que você vê tanta maldade, e como Deus enxerga tudo isso, temos que ter a mente renovada e não controlada, a renovação e só em Deus, então uns falam e coisa da igreja de forma alguma, e palavra de Deus que revela aos seus filhos pela Bíblia, critiquem falem mal, conheça a verdade pra se libertar.

    joseph

    janeiro 21, 2012 at 9:31 pm

  3. Só não enxerga quem não quer! É óbvio que isso influencia as crianças, que são quem assistem esses filmes. O mundo está do jeito que está, cheio de depravação porque as pessoas não vêm maldade em nada, acham tudo normal. Mas o grande dia chegará, em que Deus mostrará a verdade!

    giovana

    março 3, 2012 at 7:11 pm

  4. nnnnnnnnnnnnnnnnnnnaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaoooooooooooooooooooooooooooooooo acredito eu adorava a pequena sereia

    adrielly

    março 20, 2012 at 6:58 pm

  5. Gostei do seu blog e concordo com a ideia de que a malícia não está no filme e sim na cabeça dos fanáticos, principalmente na de alguns que se dizem religiosos, mas vivem procurando o mal em tudo.
    Outro dia estava falando com uma amiga fanática sobre o assunto, disse à ela que se eu quisesse encontraria mensagens subliminares em qualquer lugar, para provar, abri o google e pesquisei a imagem do inocente smilinguido e já nas primeiras imagens encontrei uma em que a mão do coitado estava em forma de pênis, pedi á ela que me explicasse aquilo e ela não achou resposta.
    Além disso, a maioria das tais imagens, como no caso do palácio de Tritão só aparecem (segundo dizem, por que tenho mais o que fazer e não vou perder tempo com isso), se você ampliar as imagens, nesse caso, diga-me qual é a pessoa normal que vai perder tempo pra ficar ampliando imagens para encontrar algo anormal? Só os fanáticos mesmo.
    Me criei vendo os desenhos da Disney, adoro assistir com meu filho e nem eu e nem ele somos pervertidos por isso.

    Querida Giovana, você disse que O mundo está do jeito que está, cheio de depravação porque as pessoas não vêm maldade em nada, acham tudo normal. Eu lhe digo, o mundo está do jeito que está porque as pessoas vêm a maldade em tudo e acham tudo anormal.

    Falei!

    GIZELI

    abril 22, 2012 at 11:24 pm

  6. gostei muito do blog!!! acho uma palhaçada esse pessoal q fik vendo maldade em td!! minha vida td eu assisti desenhos da disney (aiinda assisto, sou fanatica por animações de classicos disney) e não sou maniaca, não sou exagerada, sou uma estudante normal e plena de minha faculdades mentais, sei bem q se eu pensar em algo erotico, eh pq eu tenho isso na MINHA cabeça e não pq supostamente algum doido acha q ve um penis no castelo do tritão e eh como a outra moça falou, se quisermos podemos achar mensagens subliminares em td lugar!!
    não eh pq uma coisa parece um penis q a pessoa tem a intensão de se parecer!! ate mesmo brincando de achar desenhos nas nuvens podemos nos deparar com algo q nos lembre orgãos sexuais, isso não quer dizer que alguem fez de proposito!!! então deixem de achar chifre em cabeça de cavalo…
    pq quem ve maldade nessas coisas eh pq ja tem a maldade dentro de si quem ve penis em td lugar eh pq so tem penis na cabeça, se dizem puritanos mas na verdade são fanaticos por pornografia isso sim, !!
    vão arrumar um serviço pra fazer e parem de botar defeito nos classicos da nossa infancia…

    eduarda

    maio 12, 2012 at 6:41 pm

  7. É incrível… as pessoas não tem o que fazer mesmo, inventam cada besteira sobre desenhos animados.
    Eu não duvido nada que isso seja popo de evangélico… esse povo só quer ser…

    B

    fevereiro 28, 2014 at 4:52 pm


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: