Quel

Sessão da Tarde 2.0

leave a comment »

Muitos livros infantis já renderam adaptações de sucesso nas mãos de bons produtores. E o melhor é que os filmes voltados para crianças, mesmo após saírem de cartaz, têm exibição garantida nas sessões vespertinas como a Sessão da Tarde, na Rede Globo e o Cinema em Casa, no SBT.

capa-1971-ok1Um clássico da minha infância foi A Fantástica Fábrica de Chocolate (Willy Wonka & The Chocolate Factory, 1971), que eu assisti dezenas de vezes. O filme foi baseado no livro infanto-juvenil Charlie and The Chocolate Factory, de Roald Dahl, e teve o roteiro adaptado pelo próprio autor. A história do esquisito Willy Wonka e seus Oompa Loompas em busca de um herdeiro para seu império de chocolate é contada com muito bom humor e através de recursos visuais que satisfaziam os olhos dos espectadores da época e não deixavam de conquistar as crianças da minha geração (final dos 80, início dos anos 90).

capa-2005-okOs personagens marcantes, a história bonitinha e o cenário inesquecível de uma fantástica fábrica de chocolate foram bons o bastante para fazer com que a Warner Bros. decidisse produzir um novo filme em 2005: Charlie and the Chocolate Factory, que no Brasil também foi chamado de A Fantástica Fábrica de Chocolate.
Sem a participação do próprio autor na elaboração do roteiro, parece que o filme ficou ainda mais próximo do universo do livro. Além das novas tecnologias disponíveis, o filme ainda contou com a direção do maravilhoso Tim Burton e com a atuação de atores já famosos como Freddie Highmores (Em Busca da Terra do Nunca) e Helena Bonham Carter, além do super astro Johnny Depp.
Claro que as comparações entre os dois filmes são inevitáveis, mas acho complicado querer julgar um em detrimento do outro quando foram produzidos em épocas tão diferentes da história do cinema. Selecionei algumas imagens dos filmes:

charlie-ok

oompa-loompa-ok

willy-wonka-ok

Recentemente estreou nos Estados Unidos o filme Race to Witch Mountain, ainda sem estréia prevista aqui no Brasil. O nome do filme imediatamente me lembrou de A Montanha Enfeitiçada (Escape to Witch Mountain, 1995), outro clássico que eu assistia durante as férias escolares.  O filme conta a história de dois irmãos gêmeos que foram separados ainda bebês e que, após se reencontrarem por acaso em um orfanato, descobrem que possuem poderes sobrenaturais quando estão juntos. Uma rápida busca me mostrou que ambos os filmes são adaptações da Disney a partir do livro Escape to Witch Mountain, de Alexander Key. Mas mesmo o filme de 1995 já era um remake de um filme de 1975 (também da Disney), que parece ter sido absurdamente famoso na época e chegou a ganhar uma continuação em 1978 (Return from Witch Mountain). Portanto, o livro ganhou este ano sua terceira versão cinematográfica, agora com a atriz AnnaSophia Robb (a mesma Violet de A Fantástica Fábrica de Chocolate) e o famoso, mas não tão expressivo, Dwayne Johnson (O Escorpião Rei).

Acho que vai valer a pena conferir, pois, no mínimo, renderá uma tarde de nostalgia.

witch-mountain-ok

Written by Quel

março 29, 2009 às 5:56 pm

Publicado em Cinema

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: