Quel

Watchmen

leave a comment »

watchmen

Sou fã descarada das adaptações de HQs, mas confesso que quase não leio quadrinhos… Então, como fã desse gênero cinematográfico, estava ansiosa para ver Watchmen. Li críticas muito boas e outras muito ruins, e não pretendo repetir tudo o que os outros disseram, então vou comentar o que não tenho lido em outros blogs.

No filme há muitas cenas às quais eu não consegui assistir. Por mais que meu namorado apontasse e tentasse me fazer olhar, eu virava a cara toda vez que sentia que uma cena violenta estava se aproximando. Tem personagens que sofrem fraturas expostas e outros que têm partes de seu corpo comidas (por homens ou cães), um verdadeiro horror para quem não curte muito sangue. Ainda assim eu não acho que a violência tenha sido usada em vão. Tanto horror de fato ajuda a contar uma história de super-heróis sem infantilizar, como ocorreu com emo-aranha no seu último filme. As relações entre os heróis são coerentemente tão complexas que poderiam ser reais.

Minha única crítica fica para uma falha que talvez não seja apenas do filme (ainda não li os quadrinhos): os papéis femininos são fracos e estão ali apenas para servirem de fundo aos tão importantes homens desta história. Não querendo ser feminista, mas Laurie poderia ser uma personagem mais esperta e expressar uma opinião de vez em quando…

Curiosidade: Não posso deixar de comentar a famosa frase do filme:  “quem vigia os vigilantes?”… Trata-se de um conhecido provérbio de uso universal cujo primeiro registro se encontra nas Sátiras do poeta romano Juvenal, livro VI: sed quis custodiet ipsos custodes? (Mas quem guardará os próprios guardas?). Fantástico como um provérbio latino coube tão bem ao explicar o que se passa com os heróis do filme.

Written by Quel

março 29, 2009 às 6:29 pm

Publicado em Cinema

Deixe uma resposta

